Curso: Imersão em fios de harmonização orofacial

IMERSÃO

Imersão em fios de harmonização orofacial

Saiba mais sobre os procedimentos de HOF e mais detalhes sobre os fios que fazem parte deste tratamento!

A passagem do tempo em nosso ciclo da vida é um processo inevitável e progressivo, a nossa face é o espelho desse ininterrupto processo. O envelhecimento facial afeta todas as camadas, desde a derme, ligamentos, músculos, tecido adiposo, até a estrutura óssea. Devido a grande procura, na atualidade, por terapias antienvelhecimento, a técnica do uso de fios absorvíveis tem sido cada vez mais procurada por pacientes que buscam por produtos e tecnologias que os levem para a eterna juventude.

Procedimentos para rejuvenescimento facial podem ser realizados tanto por intervenções cirúrgicas, como procedimentos menos invasivos, dependendo do grau de frouxidão do tecido, a avaliação do profissional e/ou a preferência do paciente.

Dentre os objetivos dos tratamentos de rejuvenescimento pode-se incluir a eliminação e suavização das rugas, a melhoria da cor, da elasticidade e textura da pele, restauração do seu volume e a eliminação da flacidez. Para alcançá-la é necessário estimular os processos fisiológicos de todas as estruturas da pele; restabelecer o volume perdido, corrigir o excesso de volume hipodérmico por lipolíticos, relaxar os músculos hiperativos da face e pescoço. Alguns procedimentos não cirúrgicos podem ser realizados para alcançar esses objetivos como: aplicação de toxina botulínica, aplicação de plasma rico em plaquetas, injeção de preenchedores e bioestimuladores, peeling, indução percutânea de colágeno, fototerapia e o uso de fios absorvíveis.

O interesse da população pelos fios absorvíveis de polidioxanona (PDO) tem aumentado constantemente, o que resulta no incentivo do desenvolvimento de técnicas para auxiliar no rejuvenescimento e proporciona um lifting facial menos invasivo. Vários dispositivos de PDO são comuns na Coreia do Sul, apesar de muitos estudos não serem publicados internacionalmente com tanta frequência. O lifting facial com fios de sustentação é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva de rejuvenescimento facial.

A necessidade de oferecer procedimentos menos invasivos em relação às cirurgias plásticas tornou o lifting facial com fios de sustentação um dos mais interessantes atualmente.

Foi feita uma pesquisa em 2018, na qual relatou uma técnica não cirúrgica para procedimentos de lifting utilizando fios de polidioxanona. Essa técnica consiste em desenhar os vetores no rosto do paciente para o terço médio e inferior da face. Os fios espiculados com cânula são inseridos no tecido subcutâneo, a cânula é removida e o excesso do fio é cortado no ponto de inserção, com uma massagem suave realizada na direção do lift. O autor chegou a seguinte conclusão: fios de polidioxanona são uma nova ferramenta de lift desde que o paciente tenha indicação para realizá-la e que o uso de fios de polidioxanona auxiliam no resultado estético, especialmente quando combinado com neuromodulador e preenchimento. Na experiência do autor foi observado grande satisfação dos pacientes, o que tornou essa técnica de lift do terço médio e inferior da face com o uso de fios de PDO espiculados mais conhecida.

Foi desenvolvida a técnica 3 S de verticalização da face com o objetivo de suspender, sustentar e suavizar os terços médio e inferior da face, reestruturando os tecidos e devolvendo a harmonia facial. Trata-se de um conjunto de procedimentos não cirúrgicos que envolvem o uso de fios de polidioxanona (PDO) e ácido hialurônico. Previamente, é aplicada Toxina Botulínica no músculo platisma, em suas bandas central, lateral e medial, a fim de reduzir a tração exercida pelo músculo e favorecer o efeito lifting alcançado com o protocolo da técnica. A avaliação funcional do paciente também poderá indicar a necessidade de bloqueio dos músculos da mastigação. Quinze dias após a aplicação de toxina botulínica, são inseridos os fios PDO.

WhatsApp

Recepção: (27) 3229-8155 Alunos: (27) 99940-2644 Pacientes: (27) 99832-2644

E-mail institucional

noe@noe.odo.br