Curso: Ortodontia

IMERSÃO

Ortodontia

Veja mais características da ortodontia e como ela pode ser benéfica em uma vida profissional!

A Ortodontia é a área da Odontologia conhecida por fazer intervenções para deixar os sorrisos mais bonitos. Mas saiba que ela faz muito mais pelos pacientes! Além da parte estética, os ortodontistas ajustam a posição dos dentes para resolver problemas de mordida, respiração e até de fala. Não é à toa que a especialidade costuma ser uma ótima escolha para quem se forma no curso de Odontologia.

Está pensando em seguir carreira na área? Então vem com a gente para descobrir tudo o que você precisa saber!

O que é Ortodontia?

As pessoas que têm o sorriso desalinhado, problemas na mordida ou um espaço entre os dentes da frente precisam da ajuda de um especialista em Ortodontia. Esse profissional é quem sabe tudo sobre a posição dos dentes e dos maxilares – os ossos da face responsáveis pela mastigação e pela fala. De acordo com as necessidades de cada paciente, o ortodontista sugere o tratamento mais adequado.

Diferentes aparelhos, móveis ou fixos, podem ser usados para corrigir os dentes e a mordida. Além de incomodar por conta da aparência, dentes mal posicionados podem causar: cáries; problemas de gengiva; dores de cabeça; dificuldades para respirar e falar. É para evitar esses tipos de complicações que a Ortodontia existe. E só os profissionais da área é que vão saber qual é o tratamento certo para colocar os dentes de um paciente no lugar.

Como anda o mercado de trabalho para os ortodontistas?

A Odontologia é uma das especialidades que mais atraem os dentistas. Além de ser muito procurada pelos pacientes, tem um mercado de trabalho aquecido e cheio de oportunidades.

Valorização da prevenção

Os brasileiros se preocupam bastante com a saúde bucal. Tanto é que o Brasil é um dos países líderes no ranking de higiene bucal. E a área odontológica faturou mais de R$ 38 bilhões nos últimos anos, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Isso mostra que fazer uma visita ao dentista, pelo menos de vez em quando, virou parte dos cuidados de saúde das pessoas. Além de descobrir cáries, fazer limpezas e outros procedimentos, as visitas ajudam a prevenir problemas mais graves. Mesmo quem aparentemente não precisa do aparelho pode consultar o ortodontista para evitar problemas futuros.

A busca por um sorriso bonito só aumenta

A Ortodontia também ajuda as pessoas a se sentirem mais confortáveis com a sua aparência. E todo mundo quer ter um sorriso bonito, não é verdade? Por isso, pacientes de todas idades procuram os tratamentos odontológicos para corrigir os dentes mal posicionados e ter o sorriso perfeito. Como hoje os tratamentos são mais baratos e rápidos, a procura aumentou mais ainda.

Aumento da expectativa de vida

Até pouco tempo atrás, ao se tornarem idosas, as pessoas sofriam por causa dos dentes. Afinal, cuidar da saúde bucal é algo relativamente recente. Por conta disso, era comum para as gerações mais velhas perder boa parte dos dentes ao longo da vida. Mas com o aumento da expectativa de vida da população, os ortodontistas passaram a ter um papel ainda mais importante para a qualidade de vida das pessoas. E hoje não existe mais idade certa para corrigir o que for preciso.

Avanços nos tratamentos

Sabe o que também ajudou a aquecer o mercado de Ortodontia? O avanço das tecnologias, tratamentos e técnicas usadas na área. Antes era normal as pessoas passarem anos e anos usando aparelhos invasivos para consertar os dentes tortos. Mas agora já existem técnicas melhores e muito mais modernas.

Isso significa que os pacientes passam menos tempo usando aparelhos, além de gastar menos dinheiro. Ou seja, os tratamentos ficaram mais acessíveis. E os profissionais também ganham com isso porque conseguem prever o quanto vão ganhar, graças à modernização dos métodos.

Quais são os tipos de aparelho usados em tratamentos ortodônticos?

Que tal conhecer melhor os tipos de aparelho usados em tratamentos ortodônticos? Além do modelo metálico, que é bem conhecido, é importante saber que existem outros tipos de aparelho ortodôntico. Aqui, importante destacar que o uso depende do problema a ser corrigido, das características do paciente e da etapa do tratamento. Confira a seguir os principais tipos de aparelho indicados pelos ortodontistas:

  • alinhadores — a correção é feita por meio do uso de placas transparentes, trocadas diversas vezes durante o tratamento, conforme os dentes do paciente se movem;

  • aparelho fixo estético — os já populares “aparelhos transparentes”, cujas peças são feitas de safira ou porcelana, são mais discretos que o modelo metálico;

  • aparelho fixo tradicional — movimenta os dentes por meio da força mecânica;

  • aparelho móvel — indicado no final do tratamento, mas as crianças podem usar ainda em fase de crescimento, para a correção prévia de falhas.

Você tem dentes tortos ou acredita que está com a mastigação afetada? A dica é buscar o suporte de um ortodontista. Consulte um dentista especializado. Ele tem condições de fazer uma avaliação completa da sua saúde bucal por meio de exame clínico.

Se nessa avaliação ele identificar a necessidade de uso do aparelho, solicitará exames adicionais. É só a partir dos resultados desses exames que se dá início o planejamento de um tratamento adequado para resolver o seu caso. Aqui vale destacar que o acompanhamento odontológico deve ser feito desde a primeira fase de desenvolvimento da criança. Quanto mais cedo começar o acompanhamento, melhor se desenvolverá a dentição da criança, algo positivo não só para a saúde, mas também para a autoestima e a qualidade de vida.

Os problemas relacionados à mordida também podem ser identificados e corrigidos o quanto antes, incluindo estalos da mandíbula ou alguma assimetria facial causada por problemas na oclusão. Além da questão estética, isso evita muitos desconfortos para a criança. Visite o seu dentista com frequência, ele tem condições de acompanhar a sua saúde bucal, diagnosticando problemas precocemente e minimizando as chances de ser necessário realizar tratamentos mais longos. Além disso, faça uma boa higiene bucal diariamente, invista no uso de fio dental e consuma alimentos saudáveis. Uma rotina de boa alimentação e higiene adequada é fundamental para garantir a sua saúde.

Pronto para dar os primeiros passos na carreira?

Se você está curtindo a ideia de trabalhar com Ortodontia, a gente dá todo apoio! Faça uma boa graduação e nunca pare de investir em qualificação profissional. Esse é o caminho certo para você se destacar nesse mercado tão promissor.

WhatsApp

Recepção: (27) 3229-8155 Alunos: (27) 99940-2644 Pacientes: (27) 99832-2644

E-mail institucional

noe@noe.odo.br